14 MAR 2018 PUBLICAÇÃO

Exemplo de amor, humildade e serviço

A Última Ceia contempla dois acontecimentos importantes para a nossa salvação e para a Igreja, a instituição da Eucaristia, na qual Jesus estabelece a Nova Aliança (Lc 22, 19-20) oferecendo-se ao Pai e doando-nos seu próprio Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho e o Lava-Pés, exemplo de amor que demonstra a importância da humildade e do serviço para todos os cristãos (Jo 13,3-17). Em um gesto chocante, Deus se abaixa até nós para nos servir, lavar os nossos pés e deixar clara a mensagem de que o “servo não é maior do que o seu Senhor” (Jo 13, 16). Nossa Senhora nos aconselha “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), ao lavar os pés dos discípulos muitos são os dizeres de Jesus, cabe a nós seguirmos os passos de Cristo (1Pe, 2,21).

Jesus é nosso Mestre e Senhor e, como tal, devemos servi-lo. No entanto, os seus ensinamentos vão contra todo o pensamento mundano já que, sendo Deus, ele se coloca na posição de servo e pede a nós para agirmos desta forma. Ao começar a lavar os pés dos discípulos, Jesus chega a Simão Pedro, mas Pedro lhe diz: “Jamais me lavarás os pés!...”, Jesus então responde “Se eu não os lavar, não terás parte comigo” (Jo 13, 6-8). Esta frase além de mostrar a autoridade de Jesus demonstra que, antes de tudo, Deus se deu a nós por primeiro e por inteiro, seu amor é pleno, por isso Jesus já serviu com sua vida a cada um de nós, temos apenas que aceitar este presente e permanecer em comunhão com Deus.

            Pedro se assusta com o gesto de Jesus e, a princípio, não entende como o Senhor pode se colocar nessa posição, além disso, se o próprio Deus se faz servo e age de tal forma, nós como sua imagem e semelhança devemos imitar Cristo. Quando Pedro entende a magnificência deste Deus ele pede a Jesus que o lave por inteiro. Como Pedro, muitas vezes não entendemos os desígnios de Deus para nossas vidas e nos assustamos com aquilo que Deus nos confia, fechamos nossos olhos e a fraqueza humana não nos deixa que façamos a vontade d’Ele, fiquemos atentos para sermos cristãos de atitude e assim ter parte com Deus.

            O Senhor nos deu o exemplo para que também nós o façamos, devemos servir-nos uns aos outros mutuamente com toda humildade. “Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado...” (Jo 13,34), este é o novo mandamento! Estar disponível para servir em qualquer situação demonstrando em atitude o amor que o Senhor nos ensinou. Papa Francisco afirma que a humildade está em suportar as humilhações assemelhando-se a Jesus que “igual ao Pai na condição divina, fez se igual a nós na condição de servo e nos recriou à semelhança divina.” (Santo Agostinho). Por fim, buscar o amor, a humildade e o serviço nos permite viver o desapego do mundo, estando em comunhão unicamente com Deus, o único que não conseguimos impressionar porque ele nos conhece por inteiro.Image title


Autor(a): Fabiana Romano - Missionaria Com. Emanuel
Fonte: Com. Católica Emanuel

Compartilhe esta publicação
Nossas redes sociais
Top